domingo, 30 de maio de 2010


Banda Saboeira

Fundada no dia 25 de novembro de 1849, em Goiana, Pernambuco, a banda de música Saboeira era filiada ao Partido Liberal, enquanto a sua rival, a Banda Curica pertencia ao Partido Conservador.

Há duas versões para a origem do nome: a primeira diz que, como no início a banda não tinha fardamento próprio, os músicos tinham que lavar sua melhor roupa para se apresentar e por isso os adversários os chamavam de “saboeiros”, referindo-se ao sabão com que lavavam as roupas. A segunda versão, talvez a mais aceitável, seria por causa da existência de um saboeiro (árvore cujo fruto quando friccionado produz espuma) junto à primeira sede da banda, surgindo então a corruptela Saboeira, nome pelo qual ficou conhecida.

Um dos acontecimentos mais marcantes da história da banda foi sua apresentação na visita do Imperador Dom Pedro II à Goiana, em 1859.

A Saboeira é a segunda banda de música mais antiga de Pernambuco e esteve sempre ligada à sorte do Partido Liberal, tanto nos triunfos quanto nos fracassos.

Com a queda do prestígio dos velhos partidos imperiais e o advento da propaganda republicana, a banda deixou de ser importante para o Partido, sendo praticamente abandonada.

Em 1886, Francisco Tavares de Melo assumiu a direção da Saboeira, passando a mantê-la com seus próprios recursos e a ajuda de filiados do Partido Liberal.

Em outubro de 1908, um dos seus sócios mais relevantes, José Pinto de Abreu, resolveu organizar uma sociedade, mantida com a contribuição mensal de sócios, objetivando garantir a continuidade e a atividade regular da banda, criando então a Sociedade 12 de Outubro que ficou responsável pela manutenção da Saboeira.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_Saboeira

Agora que me lembro que namorei uma pessoa dessa cidade.,,eu havia me esquecido,,,como pode a gente se esquecer de momentos tão bons na vida da gente…
O seu comentário está aguardando moderação.
Prometo que amanhã vou ser mais comedido,,,não vou mexer com história,,revoluções,,cabanadas, etc,,
A partir de amanhã irei direito ao ponto,,quer dizer,,ao rio,,a um determinado rio com suas cidades-estados,,sua cultura,,claro, se houver material na internet,,,se não tiver irei a uma bibliote,,,ah vou vou comprar hoje um mapa do Brasil,,lá tem os nomes de todos os rios..
Inté.

Nenhum comentário: