Volte ao SPIN

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Identidade D

Cantanhede: Última esperança de Serra é Dilma perder voto por causa da exigência de 2 documentos no TSE

Por Miguel do Rosário, em seu blog
 
Essa aí me deu um calafrio na espinha. Incrível o cinismo desses caras. Eles mencionam a possibilidade de um segmento inteiro da população ser privado de um direito político fundamental, e acham que isso é válido e positivo para garantir uma eventual vitória de um candidato...

Eliane Cantanhede, em sua coluna de hoje, cita a declaração de Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope, para lembrar que a exigência de dois documentos, decretada em cima da hora pelo TSE, dirigido por "jênios", pode afetar e mudar o resultado eleitoral deste ano. E fala isso sem a mínima emoção, como se fosse uma coisa normal.

Segue o trecho da coluna em que ela fala dessa possibilidade:

 
A esta altura, a oposição luta não para ganhar, mas para garantir segundo turno. Se depender só dos programas, é improvável. Mas há outros fatores em jogo, e um deles, como lembra Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, é a exigência de dois documentos para votar - o título de eleitor mais um outro com foto. Isso pode gerar alguma quebra de voto para Dilma no Nordeste e entre a população de baixa renda. Se ela disparar, é bobagem. Mas, se a margem para vencer no primeiro turno for estreita, qualquer tremelique pode fazer diferença.

Com o massacre que se delineia no horizonte, é bem provável que essa exigência não faça diferença nas eleições majoritárias. Mas isso não exime o TSE desta odiosa irresponsabilidade. A lei foi sancionada pelo presidente Lula, e visa combater fraude eleitoral. Mas a sua aplicação para esta eleição é responsabilidade do TSE, que deveria tê-la transferido apenas para 2012, dando tempo ao Estado e aos cidadãos para se adaptarem a mudança.
 
 
Meu comentário
 
Estou vivendo isso na própria pele, estou tentando tirar a 2a. via da minha carteira de identidade aqui no Sul do Maranhão.
Há um carro do governo estadual tirando documentos, é rapidinho e não paga nada, disseram-me
Mentira!
A carteira de identidade custa R$ 18,60, demora prá caramba, um rapaz que estava lá desde as 8 horas não havia conseguido pegar sua carteira de identidade, no momento eram 15 horas da tarde.
A funcionária da empresa, quando questionei, me disse que a empresa que estava tirando os documentos era dos EUA, tendo sido contratada pelo governo do Estado, não se isto é verdade.
Perguntei se o serviço tinha a ver com a exigência do TSE e ela me disse que não, que estão fazendo como rotina mesmo e que só tem um carro andando por todo o Maranhão para tirar tais documentos.
Enfim, milhões de pessoas deixarão de votar por causa desta exigência do TSE,
O DEM, sabendo que o eleitorado de Lula em grande parte não tem tais documentos, incluiu esta pegadinha na Lei Eleitoral.
Muito lamentável, não tenho a menor idéia do que possa ser feito para evitar que isso não se converta num desastre prá Dilma devido à abstenção dos eleitores da classe D por causa desta exigência do TSE.
 
 
 
P.S.  esta postagem foi enviada por email para o blog, não sei como ficou, salvei na pasta racunho, em seguida publiquei, é que é impossível postar diretamente no blog, aqui não é internet banda larga
 

Nenhum comentário: