Volte ao SPIN

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mais Dilma Pop.,,,viralizou no twitter, blogs, virou avatar, camiseta,

No blog da Maria Fro http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2010/08/16/colecao-dilma-pop-2010/

Mais na Maria Fro http://mariafro.com.br/wordpress/?p=18468#comments

Imagens belíssimas..,,,no Faltando Teclas
http://faltandoteclas.wordpress.com/2010/08/15/revista-epoca-e-dilma-pop/

Outras versões bacanas no Faltando Teclas http://faltandoteclas.wordpress.com/2010/08/15/campanha-dilma-cortesia-revista-epoca/

Twitter http://twitturly.com/url/a9c7334172518fb8d804f582d23348ab?utm_campaign=twitturly&utm_source=rss_perma&utm_medium=rss

Afinsophia http://afinsophia.blog.com/2010/07/25/na-terra-onde-o-“cara”-nasceu-dilma-tem-60/

Bruno Ribeiro http://botequimdobruno.blogspot.com/2010/08/dilma-e-pop.html

No Portal Luis Nassif http://blogln.ning.com/forum/topics/a-dilma-e-pop?page=1&commentId=2189391%3AComment%3A380072&x=1#2189391Comment380072

Esquerdopata http://esquerdopata.blogspot.com/2010/08/dilma-e-pop.html

No Conexão Brasília Maranhão,,,...este aqui cita-me como autor da iniciativa.,,,,na verdade apenas identifiquei a semelhança da imagem publicada na Época com o acervo de Andy Warhol,..,,postei isso em alguns blogs e a coisa pegou, de forma que ocorreu uma sinergia, uma sincronicidade envolvendo um grande coletivo e deu nisso, por onde vc vai vc vê avatar Dilma Pop

Autor: Rogério Tomaz Jr,  no blog Conexão Brasília Maranhão:

Coleção Dilma Pop 2010, by Ali Kamel
 
A revista Época fez o que ninguém da campanha oficial da Dilma conseguiu até agora: criou uma imagem da candidata que empolga, dá um gás forte e estimula a criatividade da militância.

E olha que o moribundo Estadão já tinha até feito matéria sobre isso, mas a imagem criada e citada na reportagem não colou.

A contribuição das Organizações Globo foi providencial.

A quantidade de usuários do Twiter que trocaram suas fotos por imagens da coleção Dilma Pop 2010 é imensa. Confesso que fiquei com vontade de trocar a minha também, mas ainda não o fiz.

E é questão de dias para as camisetas começarem a aparecer aos montes nas ruas. Escolha o(s) seu(s) modelo(s). Já escolhi os meus.

Obrigado, Ali Kamel!

http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2010/08/16/colecao-dilma-pop-2010/

P.S. - Mais

A campanha pela afirmação do "Dilma Pop" foi bem forte no Tijolaço/Brizola Neto
http://www.tijolaco.com/?p=23238

Como avatar nas redes sociais http://topsy.com/twitter/srjardineiro

Mais avatares no twitter http://twitter.com/esquerdopata

Impressão em camiseta,,,no blog Dilmanarede http://dilmanarede.com.br/ondavermelha/blogs-amigos/faca-e-vista-a-camisa-da-dilma

Este artigo em O Globo,.,,a Globo só não explica porque a Época fechou suas portas aos nossos comentários, uma pena:

GRAVURA
Retrato de Dilma guerrilheira vira ícone petista

Leila Suwwan, em O Globo
SÃO PAULO - Mal chegou às bancas a edição da "Época" e a militância petista começou a se queixar da reportagem "Dilma na Luta Armada" - na capa, uma foto 3x4 de sua ficha no Dops de São Paulo mostra uma jovem abatida e desgrenhada, presa pela repressão aos 22 anos. Porém, qual não foi a surpresa desses mesmos petistas ao perceber que a ilustração interna da revista era uma versão estilizada da fotografia, que mostra a mesma jovem, desta vez bem delineada e carregada de tinta vermelha, destacando um olhar fixo, quase impetuoso. Rapidamente, internautas da base petista começaram a adotar a imagem, que já se alastra nos perfis doTwitter e deve ser usada em camisetas e outros materiais.

Qualquer semelhanças com outros icônes da esquerda não são mera coincidência. O editor de arte da Época, Marcos Marques, explica a criação da capa, e a gênese da ilustração, desta forma: "Diante de uma foto com a importância histórica que esta tem, fica difícil conseguir algo melhor para colocar na capa. O que eu fiz foi melhorar o máximo a qualidade da foto 3×4, mantendo a originalidade. Para usar na abertura da matéria, pedi para o ilustrador Sattu fazer uma ilustração no estilo do Shepard. Gosto deste estilo que lembra os cartazes comunistas mas tem um tratamento mais atual, não fica tão antigo".

Shepard, neste caso, é artista plástico norte-americano Frank Shepard Fairey, 40, criador da famoso litogravura de Barack Obama, com as letras garrafais "Hope" (Esperança). O retrato alçou Shepard à fama, foi utilizado extraoficialmente pela campanha do democrata, se tornou capa de revistas e entrou na coleção permanente da National Portrait Gallery _ o próprio Obama agradeceu Shepard pela iniciativa e pela mensagem propagada.


Vários perfis do twitter da militância de Dilma trocaram, a partir de sábado, suas fotos por variações do retrato de Dilma - inclusive alguns que participam de forma oficiosa da campanha, como o @dilmanarede e o @dilmanaweb. Neste último, consta ainda o recado, em 140 caracteres: "Não importa o que a história fez com uma mulher. O que importa é o que a mulher fez com o que a história fez com ela".

- De repente começou a ter muita procura da imagem, para usar na internet e também para fazer camiseta, imprimir, montar outros materiais. Fizemos a vetorização (transformar o desenho em arquivo digital) e disponibilizamos gratuitamente na internet. Não li a matéria da Época. Disseram que era contra a Dilma, mas vamos usar o mesmo retrato para inverter isso - disse a designer Natália Proença Morassi, 23, da Gemini Arte.

O blog petista "Amigos do Presidente Lula" já postou o retrato, com o título "Dilma ficou, Serra fugiu", reascendendo a polêmica sobre a atuação dos candidatos durante a ditadura - a petista foi presa e torturada e o tucano se exilou. Logo abaixo, uma aspa atribuída à candidata, que mistura um discurso antigo com o outro lado enviado à revista: "Eu não fujo quando a situação fica difícil. Eu não tenho medo da luta. Não participei de ação armada e sequer fui julgada por isso e sequer fui condenada".

Outro blogueiro, Bruno Ribeiro, reflete sobre o "trunfo" que o retrato virou para a campanha do PT. "Minutos após a revista chegar às bancas, milhares de internautas em várias partes do país já se mobilizavam para reverter o sentido da imagem de Dilma veiculada na reportagem. A arte é sensacional: o traço do ilustrador é ótimo, o olhar de Dilma lembra o de Che Guevara e tudo remete aos famosos retratos em série feitos pelo papa da art pop, Andy Warhol (painel de Mao Tsé Tung)", escreveu Ribeiro.

A campanha de Dilma Rousseff não gostou da reportagem. E nada indicava que os coordenadores tinham conhecimento do movimento de "inversão" do retrato.

Questionado sobre a possibilidade de interesse no uso da imagem, o coordenador de comunicação, deputado Rui Falcão (PT-SP), foi lacônico:

- Claro que não.

Porém, o "guru web" da campanha já ensinava ontem como trocar a foto do Twitter por variações artísticas da Dilma "guerrilheira". Ou Dilma "guerreira", como prefere o marqueteiro João Santana.

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/08/16/retrato-de-dilma-guerrilheira-vira-icone-petista-917411614.asp
 
Saiu este ótimo artigo no portal Terra, concorrente da Globo:
 
No Twitter, apoiadores de Dilma reagem à fama de “guerrilheira”
Apoiadores de Dilma Rousseff fizeram uma campanha nas redes sociais neste final de semana (14 e 15) para combater a fama de “guerrilheira” associada ao passado da candidata petista. Ela lutou contra a ditadura militar no Brasil e um suposto envolvimento com a luta armada ainda gera discussões sobre sua biografia.


A mobilização foi uma resposta à reportagem de capa da última edição da revista Época, que estampa a foto da ficha de Dilma no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), órgão que era responsável por reprimir movimentos políticos e sociais contrários ao regime. No site da revista, uma versão em pop art (ao lado) da foto de Dilma foi disponibilizada junto a um trecho da matéria.

No Twitter, a imagem viralizou. Alguns usuários sugeriram que todos que apoiavam a candidatura de Dilma substituissem seus avatares na rede de microblogs pela imagem no estilo pop art lançada pela revista. O twitteiro @BetoMafra, por exemplo, convidou o estrategista de mídias digitais da campanha de Dilma, Marcelo Branco, a se juntar ao “coro” e enviou-lhe o link com a imagem a ser colocada no lugar do avatar.

Segue link para outras imagens  http://eleicoesnarede.blog.terra.com.br/2010/08/15/no-twitter-apoiadores-de-dilma-reagem-a-fama-de-guerrilheira/

P.S - Mais isso

Saiba quem foi Andy Warhol, o mestre da arte pop  http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI126902-15220,00.html

Atualização:  no post acima reuni mais coisas sobre a "Dilma Pop"
http://josecarloslima4.blogspot.com/2010/08/para-fazer-sua-camiseta-dilma-pop.html

Nenhum comentário: