Volte ao SPIN
SPIN01 SPIN02 SPIN03 SPIN04 SPIN05 SPIN06 SPIN07
SPIN08 SPIN09 SPIN10 SPIN11 SPIN12 SPIN13 SPIN14
SPIN15 SPIN16 SPIN17 SPIN18 SPIN19 SPIN20 SPIN21
SPIN22 SPIN23 SPIN24 SPIN25 SPIN26 SPIN27 SPIN28
SPIN29 SPIN30 SPIN31 SPIN32 SPIN33 SPIN34 SPIN35
SPIN36 SPIN37 SPIN38 SPIN39 SPIN40 SPIN41 SPIN42
SPIN43 SPIN44 SPIN45 SPIN46 SPIN47 SPIN48 SPIN49
SPIN50 SPIN51 SPIN52 SPIN53 SPIN54 SPIN55 SPIN56
SPIN57 SPIN58 SPIN59 SPIN60 SPIN61 SPIN62 SPIN63

SPIN64 SPIN65 SPIN66 SPIN67 SPIN68 SPIN69 SPIN70
SPIN71 SPIN72 SPIN73 SPIN74

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mais Dilma Pop.,,,viralizou no twitter, blogs, virou avatar, camiseta,

No blog da Maria Fro http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2010/08/16/colecao-dilma-pop-2010/

Mais na Maria Fro http://mariafro.com.br/wordpress/?p=18468#comments

Imagens belíssimas..,,,no Faltando Teclas
http://faltandoteclas.wordpress.com/2010/08/15/revista-epoca-e-dilma-pop/

Outras versões bacanas no Faltando Teclas http://faltandoteclas.wordpress.com/2010/08/15/campanha-dilma-cortesia-revista-epoca/

Twitter http://twitturly.com/url/a9c7334172518fb8d804f582d23348ab?utm_campaign=twitturly&utm_source=rss_perma&utm_medium=rss

Afinsophia http://afinsophia.blog.com/2010/07/25/na-terra-onde-o-“cara”-nasceu-dilma-tem-60/

Bruno Ribeiro http://botequimdobruno.blogspot.com/2010/08/dilma-e-pop.html

No Portal Luis Nassif http://blogln.ning.com/forum/topics/a-dilma-e-pop?page=1&commentId=2189391%3AComment%3A380072&x=1#2189391Comment380072

Esquerdopata http://esquerdopata.blogspot.com/2010/08/dilma-e-pop.html

No Conexão Brasília Maranhão,,,...este aqui cita-me como autor da iniciativa.,,,,na verdade apenas identifiquei a semelhança da imagem publicada na Época com o acervo de Andy Warhol,..,,postei isso em alguns blogs e a coisa pegou, de forma que ocorreu uma sinergia, uma sincronicidade envolvendo um grande coletivo e deu nisso, por onde vc vai vc vê avatar Dilma Pop

Autor: Rogério Tomaz Jr,  no blog Conexão Brasília Maranhão:

Coleção Dilma Pop 2010, by Ali Kamel
 
A revista Época fez o que ninguém da campanha oficial da Dilma conseguiu até agora: criou uma imagem da candidata que empolga, dá um gás forte e estimula a criatividade da militância.

E olha que o moribundo Estadão já tinha até feito matéria sobre isso, mas a imagem criada e citada na reportagem não colou.

A contribuição das Organizações Globo foi providencial.

A quantidade de usuários do Twiter que trocaram suas fotos por imagens da coleção Dilma Pop 2010 é imensa. Confesso que fiquei com vontade de trocar a minha também, mas ainda não o fiz.

E é questão de dias para as camisetas começarem a aparecer aos montes nas ruas. Escolha o(s) seu(s) modelo(s). Já escolhi os meus.

Obrigado, Ali Kamel!

http://brasiliamaranhao.wordpress.com/2010/08/16/colecao-dilma-pop-2010/

P.S. - Mais

A campanha pela afirmação do "Dilma Pop" foi bem forte no Tijolaço/Brizola Neto
http://www.tijolaco.com/?p=23238

Como avatar nas redes sociais http://topsy.com/twitter/srjardineiro

Mais avatares no twitter http://twitter.com/esquerdopata

Impressão em camiseta,,,no blog Dilmanarede http://dilmanarede.com.br/ondavermelha/blogs-amigos/faca-e-vista-a-camisa-da-dilma

Este artigo em O Globo,.,,a Globo só não explica porque a Época fechou suas portas aos nossos comentários, uma pena:

GRAVURA
Retrato de Dilma guerrilheira vira ícone petista

Leila Suwwan, em O Globo
SÃO PAULO - Mal chegou às bancas a edição da "Época" e a militância petista começou a se queixar da reportagem "Dilma na Luta Armada" - na capa, uma foto 3x4 de sua ficha no Dops de São Paulo mostra uma jovem abatida e desgrenhada, presa pela repressão aos 22 anos. Porém, qual não foi a surpresa desses mesmos petistas ao perceber que a ilustração interna da revista era uma versão estilizada da fotografia, que mostra a mesma jovem, desta vez bem delineada e carregada de tinta vermelha, destacando um olhar fixo, quase impetuoso. Rapidamente, internautas da base petista começaram a adotar a imagem, que já se alastra nos perfis doTwitter e deve ser usada em camisetas e outros materiais.

Qualquer semelhanças com outros icônes da esquerda não são mera coincidência. O editor de arte da Época, Marcos Marques, explica a criação da capa, e a gênese da ilustração, desta forma: "Diante de uma foto com a importância histórica que esta tem, fica difícil conseguir algo melhor para colocar na capa. O que eu fiz foi melhorar o máximo a qualidade da foto 3×4, mantendo a originalidade. Para usar na abertura da matéria, pedi para o ilustrador Sattu fazer uma ilustração no estilo do Shepard. Gosto deste estilo que lembra os cartazes comunistas mas tem um tratamento mais atual, não fica tão antigo".

Shepard, neste caso, é artista plástico norte-americano Frank Shepard Fairey, 40, criador da famoso litogravura de Barack Obama, com as letras garrafais "Hope" (Esperança). O retrato alçou Shepard à fama, foi utilizado extraoficialmente pela campanha do democrata, se tornou capa de revistas e entrou na coleção permanente da National Portrait Gallery _ o próprio Obama agradeceu Shepard pela iniciativa e pela mensagem propagada.


Vários perfis do twitter da militância de Dilma trocaram, a partir de sábado, suas fotos por variações do retrato de Dilma - inclusive alguns que participam de forma oficiosa da campanha, como o @dilmanarede e o @dilmanaweb. Neste último, consta ainda o recado, em 140 caracteres: "Não importa o que a história fez com uma mulher. O que importa é o que a mulher fez com o que a história fez com ela".

- De repente começou a ter muita procura da imagem, para usar na internet e também para fazer camiseta, imprimir, montar outros materiais. Fizemos a vetorização (transformar o desenho em arquivo digital) e disponibilizamos gratuitamente na internet. Não li a matéria da Época. Disseram que era contra a Dilma, mas vamos usar o mesmo retrato para inverter isso - disse a designer Natália Proença Morassi, 23, da Gemini Arte.

O blog petista "Amigos do Presidente Lula" já postou o retrato, com o título "Dilma ficou, Serra fugiu", reascendendo a polêmica sobre a atuação dos candidatos durante a ditadura - a petista foi presa e torturada e o tucano se exilou. Logo abaixo, uma aspa atribuída à candidata, que mistura um discurso antigo com o outro lado enviado à revista: "Eu não fujo quando a situação fica difícil. Eu não tenho medo da luta. Não participei de ação armada e sequer fui julgada por isso e sequer fui condenada".

Outro blogueiro, Bruno Ribeiro, reflete sobre o "trunfo" que o retrato virou para a campanha do PT. "Minutos após a revista chegar às bancas, milhares de internautas em várias partes do país já se mobilizavam para reverter o sentido da imagem de Dilma veiculada na reportagem. A arte é sensacional: o traço do ilustrador é ótimo, o olhar de Dilma lembra o de Che Guevara e tudo remete aos famosos retratos em série feitos pelo papa da art pop, Andy Warhol (painel de Mao Tsé Tung)", escreveu Ribeiro.

A campanha de Dilma Rousseff não gostou da reportagem. E nada indicava que os coordenadores tinham conhecimento do movimento de "inversão" do retrato.

Questionado sobre a possibilidade de interesse no uso da imagem, o coordenador de comunicação, deputado Rui Falcão (PT-SP), foi lacônico:

- Claro que não.

Porém, o "guru web" da campanha já ensinava ontem como trocar a foto do Twitter por variações artísticas da Dilma "guerrilheira". Ou Dilma "guerreira", como prefere o marqueteiro João Santana.

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/08/16/retrato-de-dilma-guerrilheira-vira-icone-petista-917411614.asp
 
Saiu este ótimo artigo no portal Terra, concorrente da Globo:
 
No Twitter, apoiadores de Dilma reagem à fama de “guerrilheira”
Apoiadores de Dilma Rousseff fizeram uma campanha nas redes sociais neste final de semana (14 e 15) para combater a fama de “guerrilheira” associada ao passado da candidata petista. Ela lutou contra a ditadura militar no Brasil e um suposto envolvimento com a luta armada ainda gera discussões sobre sua biografia.


A mobilização foi uma resposta à reportagem de capa da última edição da revista Época, que estampa a foto da ficha de Dilma no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), órgão que era responsável por reprimir movimentos políticos e sociais contrários ao regime. No site da revista, uma versão em pop art (ao lado) da foto de Dilma foi disponibilizada junto a um trecho da matéria.

No Twitter, a imagem viralizou. Alguns usuários sugeriram que todos que apoiavam a candidatura de Dilma substituissem seus avatares na rede de microblogs pela imagem no estilo pop art lançada pela revista. O twitteiro @BetoMafra, por exemplo, convidou o estrategista de mídias digitais da campanha de Dilma, Marcelo Branco, a se juntar ao “coro” e enviou-lhe o link com a imagem a ser colocada no lugar do avatar.

Segue link para outras imagens  http://eleicoesnarede.blog.terra.com.br/2010/08/15/no-twitter-apoiadores-de-dilma-reagem-a-fama-de-guerrilheira/

P.S - Mais isso

Saiba quem foi Andy Warhol, o mestre da arte pop  http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI126902-15220,00.html

Atualização:  no post acima reuni mais coisas sobre a "Dilma Pop"
http://josecarloslima4.blogspot.com/2010/08/para-fazer-sua-camiseta-dilma-pop.html

Nenhum comentário: