segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Rapidinha D

Estou no mato e dei uma chegadinha na cidade, aqui uns assuntos bacanas, 
Link para um texto de Nassif sobre o jeitinho do novo brasileiro, tema inciado na postagem anterior
Mais este assunto, sobre nós.,,,agora vou pro mato
..,

O jornalismo de qualidade



Na reunião da ANJ, bateu-se muito no bordão do "jornalismo de qualidade" (a dos jornalões)  versus o jornalismo sem qualidade (dos blogs).

Sugiro ler os jornais de hoje, Folha, Estadão e Valor. Confira os temas que estão sendo tratados, agora:

1. No Estadão, análise das pesquisas eleitorais e a conclusão de que a onda Dilma não surgiu pós-campanha de TV mas vem desde dezembro. Até a semana passada, só os blogs traziam essa constatação - desde dezembro.
2. A falta de competitividade da candidatura Serra. Só agora caiu a ficha. Há mais de um ano, a turma daqui já analisava com objetividade esse quadro.
3. A reorganização partidária. Análises saindo só agora - na Folha e no Valor - sobre temas e análises que nossa turma vem discutindo há pelos menos quatro meses.
4. A nova era da democracia de massa, reeditando o modelo norte-americano do século 19. Belo artigo de Luiz Werneck Vianna, no Valor. Por aqui, essa discussão já rola há meses.

5. Os furos do Datafolha. Só ontem o iG derrubou a barreira do receio e entendeu que pode enfrentar a Folha de igual para igual. Aqui, desde março se mostrou porque Vox e Sensus estava certo e o Datafolha errado.

Daí, eu pergunto: onde está o jornalismo de qualidade, nas maluquices do jornal, ou nessa comunidade extraordinária  do Blog que ajuda a construir o conhecimento, com analistas superiores que, em um quadro de monopólio da opinião, jamais conseguiriam ser ouvidos pela velha mídia.

Nenhum comentário: