Volte ao SPIN
SPIN01 SPIN02 SPIN03 SPIN04 SPIN05 SPIN06 SPIN07
SPIN08 SPIN09 SPIN10 SPIN11 SPIN12 SPIN13 SPIN14
SPIN15 SPIN16 SPIN17 SPIN18 SPIN19 SPIN20 SPIN21
SPIN22 SPIN23 SPIN24 SPIN25 SPIN26 SPIN27 SPIN28
SPIN29 SPIN30 SPIN31 SPIN32 SPIN33 SPIN34 SPIN35
SPIN36 SPIN37 SPIN38 SPIN39 SPIN40 SPIN41 SPIN42
SPIN43 SPIN44 SPIN45 SPIN46 SPIN47 SPIN48 SPIN49
SPIN50 SPIN51 SPIN52 SPIN53 SPIN54 SPIN55 SPIN56
SPIN57 SPIN58 SPIN59 SPIN60 SPIN61 SPIN62 SPIN63

SPIN64 SPIN65 SPIN66 SPIN67 SPIN68 SPIN69 SPIN70
SPIN71 SPIN72 SPIN73 SPIN74

domingo, 8 de agosto de 2010

Chegou

A partir deste mês um novo formato, as notícias do dia-a-dia não mais entrarão no mensário, servindo apenas de contraponto ou coisa informativa,..,,,,caso surja alguma criação, seja texto ou foto ou desenho ou escultura ou vídeo, etc etc, isto entrará na sequência do "Mensário de Urano", assim chegaremos ao final do mês com uma obra criada, de forma paralela, à realidade, ao cotidiano mas que, talvez sim talvez não, tenha alguma interface, na verdade tudo livre, nada definido a priori, quem sabe quando rolar algum sonho eu escreva o capítulo 03 desta obra em construção,,,,,talvez sim talvez não a fusão com a realidade,,,quem sabe eu insira alguma coisa do mundo real,,,metade sonho metade realidade.,,,,talvez não...não sei...quem sabe um dia eu possa dizer agora sei
...............

Chegou.,,,,atualizar este capítulo,,,reescrevê-lo,,,recomeçar a história
Esta postagem foi escrita ontem,  7 de agosto ou 73 de saturno, para ser publicada hoje de forma automática, até mesmo porque estou viajando, terei embarcado na rodoviária à meia noite para chegar ao Rio Balsas à meia noite,

Hoje, 8 de agosto ou 1 de urano, inicia-se uma nova contagem do tempo,  que vai até 19 de outubro.

Como se vê, esta obra é um mensário e não um diário.
Não à percepção do tempo em termos de dias ou diários mas em termos de mês ou mensário, não o mês comum ou gregoriano mas o do Integral Perfeito, que vai de marte a netuno.

Segue coletânea de fragmentos de um livro sobre experiência religiosa, uma vez que este mensário será contruido tendo em vista o Integral Perfeito ou Religião D:

.O estudo da Experiência Religiosa

  • 1 Capítulo 2 - Ponto de vista Religioso


  • Quaker
    Quaker é o nome dado a um membro de um grupo religioso de tradição protestante, chamado Sociedade Religiosa dos Amigos (Religious Society of Friends). Criada em 1652, pelo inglês George Fox, a Sociedade dos Amigos reagiu contra os abusos da igreja anglicana, colocando-se sob a inspiração directa do Espírito Santo.
    Os quakers acreditam que todo indivíduo é capaz de sentir Deus directamente, sem intermediário algum. Todos têm uma luz interior: o Espírito Santo, que guia o indivíduo quando este se converte e aceita essa voz.
    Os quakers privilegiam a ideia de grupo em vez de focarem no indivíduo, como ocorre em outras tradições místicas.
    (...)

     Filosofia Integral

    A filosofia integral (também chamada de movimento integral, visão de mundo integral, paradigma integral) é um movimento que procura profunda compreensão dos fenômenos humanos e universais, combinando, dentre outras coisas, visões científicas e espirituais.
    A preocupação em unir ciência e religião apoia-se em sua própria experiência e na de diversos místicos de todas as grandes tradições de sabedoria, tanto ocidentais quanto orientais, aliada à sua releitura transpessoal da psicologia analítica de Carl Gustav Jung.
    No modelo de Ken Wilber (criador do Instituto Integral), a consciência se organiza em esferas evolutivas que sucessivamente incluem e transcendem a camada anterior. A vida inclui e transcende a organização física e molecular onde ocorre; a mente, por sua vez, inclui e transcende a vida; a alma inclui e transcende a mente; e o espírito, a alma.
    • A: Matéria / Física - A
    • B: Vida / Biologia - A+B
    • C: Mente / Psicologia - A+B+C
    • D: Alma (sutil) / Teologia - A+B+C+D
    • E: Espírito (causal) / Misticismo - A+B+C+D+E

     Misticismo quântico


    Niels Bohr
    Misticismo quântico é a alegação de que as leis da física quântica incorporam ideias místicas similares àquelas que fundam certas tradições religiosas ou crenças do movimento da nova era.
    Comparações com o misticismo foram primeiramente propostas pelos fundadores do campo da mecânica quântica como Erwin Schrödinger, Werner Heisenberg, Wolfgang Pauli, Niels Bohr e Eugene Wigner.
    Em várias tradições místicas, a consciência é vista como uma entidade separada, existindo numa realidade não descrita pelas leis da física. Algumas pessoas dizem que essa ideia ganha suporte com as descrições do mundo físico feitas de acordo com a mecânica quântica.
    (...)
    Origem evolutiva das experiências religiosas
    As experiências religiosas são tipicamente complexas, envolvendo emoções, pensamentos, sensações e comportamentos. De acordo com cientistas, essas experiências são muito complexas para acontecer apenas em um local no cérebro. É possível que a evolução da capacidade do ser humano (e de outras espécies próximas aos seres humanos) de ter experiências religiosas seja sub-produto da evolução de várias partes do cérebro. Sendo isso verdade poderíamos descartar a hipótese de que a experiência religiosa evoluiu por ela ajudar na sobrevivência da espécie.[6] Alguns cientistas teorizam que a experiência religiosa tem relação com o orgasmo humano e dizem que o orgasmo e a experiência religiosa evoluíram juntas, baseado em estudos feitos no cérebro durante experiências religiosas e experiências de orgasmo e a semelhança entre áreas ativadas no cérebro durante essas experiências.[7] [8]
    (...)
    Capítulo 4 - Ponto de vista científico

  • 2 Referências



  •  Capítulo 4 - Ponto de vista científico

     Neuroteologia


    O MRIscanner é um dos instrumentos usados por neuroteólogos para estudar o cérebro durante experiências religiosas
    Neuroteologia, também conhecida como bioteologia ou neurociência espiritual[1], é o estudo da base neural da espiritualidade e emoção religiosa. A meta da neuroteologia está em descobrir os processos cognitivos que produzem experiências religiosas, relacioná-los com padrões de atividade no cérebro, descobrir como evoluíram nos seres humanos e os benefícios dessas experiências para o ser humano. Existem várias áreas de estudo dentro da neuroteologia. Algumas delas são:
    • estudo sobre como o cérebro humano pode ter evoluído para produzir essas experiências (alguns chamam esta área de neuroteologia evolutiva).
    • Estudo do desenvolvimento espiritual e do sentido de Deus, do nascimento até a morte (alguns chamam esta área de neuroteologia desenvolvimental).
    • Estudo do comportamento espiritual e religioso da raça humana por toda a história e de ancestrais de humanos como o Homo erectus e outras espécies como o homem de neanderthal (alguns chamam esta área de neuroteoantropologia).
    • Estudo do comportamento religioso de primatas e outros mamíferos (alguns chamam esta área de zooneuroteologia)
    (..)
    Capítulo 5 - História de eventos relacionados a experiência religiosa

  • 2 Referências




  • Echinopsis spachiana contém Mescaline
    Nativos americanos tem usado mescalina, extraida do peyote para cerimonias religiosas
    O chá de ayahuasca contém DMT, podem induzir a pessoa a ter experiências religiosas


  • (..)
    ítulo 6 - Como se ter uma experiência religiosa?
    (...)
    Muscimol
    A substancia muscimol, encontrada no cogumelo Amanita muscaria foi utilizada em rituais por toda a Europa pre-historica[16][17].

    [editar] Bufotenina

    A bufotenina (N-dimetil-5-hidroxitriptamina) é um alcalóide derivado da serotonina, por dimetilação do seu grupo amina.
    Pode ser encontrado na pele de determinados sapos do género Bufo, como o Bufo marinus. Pode também ser encontrada em pelo menos duas espécies do género Anadenanthera, árvore que cresce no noroeste da Argentina, sul da Bolívia, Peru e provavelmente em outras regiões da América.
    É um enteógeno, que actua por via inalatória ou digestiva, sobre os receptores específicos do córtex cerebral.

    [editar] Estimulo do cérebro com campos magnéticos

    Durante a década de 1980s o Dr. Michael Persinger estimulou o lobo temporal de pacientes humanos com um campo magnético fraco usando um equipamento que ele chamava de capacete de Deus (God helmet)[18] [19]. Os pacientes relataram ter a sensação de "uma presença celestial no quarto". Esse trabalho ganhou atenção na época, mas não foi explicado o mecanismo que causava esses efeitos. Em 1987, Michael Persinger publicou um livro sobre o assunto intitulado "Neuropsychological Bases of God Beliefs".

    [editar] Causas passivas

    (...)

    Índice

    Juan Diego

    Dentro da tradição católica, uma descrição marcante de experiência religiosa foi a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe ao índio mexicano Juan Diego, em 1531.

    Juan Diego
    ...Era sábado de madrugada, pouco antes do amanhecer, ele estava em seu caminho, a seguir seu culto divino e empenhado em sua tarefa. Ao chegar no topo da montanha conhecida como Tepeyacac, o dia amanhecia e ele ouviu cantos acima da montanha, assemelhando-se a cantos de vários lindos pássaros. De vez em quando, as vozes cessavam e parecia que o monte lhes respondia. O som, muito suave e deleitoso, sobrepassava do "coyoltototl" e do "tzinizcan" e de outros pássaros lindos que cantam. Juan Diego parou, olhou e disse para si mesmo: “Porventura, sou digno do que ouço? Será um sonho? Estou dormindo em pé? Onde estou? Será que estou agora em um paraíso terrestre de que os mais velhos nos falam a respeito? Ou quem sabe estou no céu?". Ele estava olhando para o oriente, acima da montanha, de onde vinha o precioso canto celestial e então de repente houve um silêncio. Então, ouviu uma voz por cima da montanha dizendo-o: "Juanito, Juan Dieguito.". Ele com coragem foi onde o estavam chamando, não teve o mínimo de medo, pelo contrário, encorajou-se e subiu a montanha para ver. Quando alcançou o topo, viu uma Senhora, que estava parada e disse-lhe para se aproximar. Em Sua presença, ele maravilhou-se pela Sua grandeza sobrehumana. Seu vestido era radiante como o sol, o penhasco onde estavam Seus pés, penetrado com o brilho, assemelhava-se a uma pulseira de pedras preciosas e a terra cintilava como o arco-íris. As "mezquites", "nopales", e outras ervas daninhas que ali estavam, pareciam como esmeraldas, sua folhagem como turquesas e seus ramos e espinhos brilhavam como ouro. Ele inclinou-se diante Dela e ouviu Sua palavra, suave e cortês, como alguém que encanta e cativa muito
    (..)

    Experiência religiosa/Quaker

    B

    C

    D

    E

    G

    H

    I

    M

    N

    O

    P

    P cont.

    Q

    R

    S

    T

    U

    V

    Y


    George Fox teve um importante papel na fundação da Sociedade Religiosa dos Amigos.
    (...)

     Capítulo 9 - Conclusão

    Escrituras religiosas e livros que contém textos sobre experiências religiosas

    [ Escrituras Sagradas


    Biblioteca de Nag Hammadi
    • Vedas (os primeiros livros religiosos do Hinduísmo, escritos em sânscrito, por volta de 1500 anos AC)
    • Cânone Pali (considerado pela tradição Theravada como contendo os textos que se aproximam mais dos ensinamentos do Buda)
    • Yoga Sutras (Aforismos do Yoga) (são os textos clássicos do conhecimento sobre o Yoga. Foi escrito por volta de Século V a.C. ou pouco tempo depois).
    • Biblioteca de Nag Hammadi (foi escrito por volta de Século I a.C.)

     Livros

    • Titulo : Noite Escura da alma (La noche oscura del alma) / Autor : São João da Cruz / Ano : Entre 1562 e 1591
    • Titulo : The Varieties of Religious Experience / Autor : William James / Ano : 1902
    • Titulo : Mysticism: A Study in Nature and Development of Spiritual Consciousness / Autor : Evelyn Underhill / Ano : 1911
    • Titulo : Religious Experience / Autor : Wayne Proudfoot / Ano : 1985
    • Titulo : Handbook of Religious Experience / Autor : Ralph W., Jr. Hood / Ano : 1995
    (...)

    Diagrama de uma Experiência Religiosa (Diagrama feito por Mateus Zica)
    • 1 - As características do cérebro (como: inteligência, situação emocional, etc)
      • 1.2 - A herança cultural da pessoa (como: crenças religiosas, visões de mundo)
    • 2 - Técnica usada para obter a experiência religiosa (como: meditação, reza, música,etc)
    • 3 - Substância ou equipamento usado para obter uma experiência religiosa (como: enteógenos, estimulação do cérebro com campos magnéticos,etc)
    • 4 - Uma experiência religiosa particular
    • 5 - Mudanças permanente no cérebro após uma experiência religiosa (como: mudanças nos valores morais, mudanças nas crenças religiosas, mudanças no sentido da vida)
      • 5.1 - Descrições de uma experiência religiosa (descrições por escrito ou descritas por meio da fala)
      • 5.2 - Pontos de vista sobre a experiência religiosa que a pessoa teve (como: " eu tive um contato com Jesus", "eu tive uma união com Deus",etc)
      • (...)
    Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.
      
    Ir para o índice
       FONTE: http://pt.wikibooks.org/wiki/Experiência_religiosa

    Nenhum comentário: